4 de abril de 2014

Uma reflexão sobre blogs e realidade

Foto: We Heart It

Em tempos de São Paulo Fashion Week, blogueiras rycas, mercado de luxo em expansão no Brasil, eu peço: calma. Peraí, vamos começar a separar as coisas. Por que eu to dizendo isso? Acompanhe meu raciocínio e já já vocês vão entender. 

Quando eu comecei a me interessar por moda, as blogueiras ainda não eram encaradas como profissionais da comunicação, e os blogs estavam longe de influenciar diretamente em eventos de grande porte. Havia uma distância imensa entre jornalismo de moda e blogs. Mais ainda era a distância entre indústria da moda e consumidor. As blogueiras eram apenas “meninas que gostavam de roupinhas”, e acabava por aí. Mas os tempos mudaram, e alguns valores foram junto com essas mudanças. 

Uma das coisas que mais ficaram deturpadas com essas mudanças foi a consciência de compra de muitas meninas. As leitoras dos blogs que se tornaram grandes começaram a tomar para si o estilo de vida das bloggers famosas, mesmo sem ter condições, e o perigo mora aí. A culpa é das blogueiras? Não. Elas cometem erros? Sim. Já vimos aí propaganda velada, erros de português, tantas coisas... Mas e você, ta exercitando o SEU senso crítico? É sobre isso que quero falar. 

Você precisa de um Louboutin? De uma base Chanel? De mil batons, duas mil sombras, três mil pinceis? Acho que não, né? O que falta pra muitas meninas é entender que as grandes bloggers ganham pra isso, elas trabalham com isso e poucas coisas são elas quem compram de fato. E você, vai gastar o seu salário todo em um sapato e uma base? Pra quê? Peraí, né, vamo pensar um pouco. 

Quando eu criei o Sophia in the Sky láááá em 2009, a intenção era fazer dele um cantinho pra compartilhar dicas, produtos, técnicas que EU uso e que FUNCIONAM. E eu não sou rica, nunca fui rica e depois de ter me formado em Comunicação eu duvido muito que eu venha a ser rica algum dia. Então, o negócio é ser linda e maravilhosa com o pé no chão. Eu não vou pagar mais de duzentos reais numa base sendo que eu uso uma maravilhosa por um terço desse valor. Não vou comprar um vestido de mil reais, uma calça de dois mil só pra fazer um look do dia parecido com o da Thássia ou da Camila Coelho. Eu não sou blogueira profissional, não ganho pra fazer o blog e não ganho os produtos pra isso. Aqui é só um espaço real, da minha vida, onde compartilho detalhes dos meus cuidados de beleza, um pouco do meu lifestyle e também de coisas que acho legais e possíveis de decoração, lugares pra visitar, músicas que gosto, filmes, livros, lugares bons de comprar... Tudo dentro da minha REALIDADE. 

Tem me incomodado muito ver cada vez mais gente escrava de um consumo desenfreado, ter só pra dizer que tem igual a nãoseiquenzinha. Olhe pra você. O que você é? Quem você é? Do que você gosta? Você se conhece? 

Pra ser feliz a gente não precisa de tudo. A gente precisa de autoconhecimento. Eu adoro maquiagem, moda, todas essas coisas. Mas isso não é uma prioridade absoluta na minha vida. Pense no que é prioridade pra você. 

Chega. Prosseguimos com a programação normal, sempre com coisas baratas. Beijos!

Nenhum comentário: