21 de maio de 2014

Como fotografar melhor

Primeira coisa: eu não nasci fotógrafa. Pronto, podemos começar! hahah

Avisei logo aquilo ali em cima pra não ouvir depois "quem essa fulaninha pensa que é pra dar dicas de fotografia?", porque isso sempre acontece e, bem, eu só quero ajudar. 

Vou falar um pouco sobre como começou minha história com a fotografia, depois dou umas diquinhas que sempre uso e me ajudam bastante. Eu sou radialista - que é o título oficial de quem se forma em comunicação com habilitação em Rádio e TV, e esse "rádio" é de radiodifusão e não de estação de rádio - só pra explicar - e durante a faculdade eu tive duas matérias de fotografia. Foi meu primeiro contato com a fotografia profissional, e eu realmente gostei muito - e ao mesmo tempo descobri que não tinha talento, hahaha.

Antes disso eu já gostava de fotografia - e desde criança adoro ser fotografada, muah. Mas nunca tinha tido contato com a teoria fotográfica, com técnicas nem nada disso. Eu tinha uma câmera compacta e nem ela eu sabia operar direito, então topar com uma profissional foi meio chocante. Demorei duas semanas para aprender a encaixar as lentes. Mas beleza, beleza...

Durante a faculdade aprendi coisas que comecei a aplicar nas minhas próprias fotos e elas começaram a ficar de fato melhores! Regra dos terços, aprender a lidar com luz, enquadramentos... Tudo isso (e muuuuito mais que isso) eu aprendi na faculdade. E vou passar um pouco pra vocês já já.

Depois de um tempo consegui comprar uma câmera profissional, e aí sim pude praticar melhor a técnica. Realmente o equipamento faz diferença, mas conheci pessoas que faziam fotos inacreditáveis com câmeras compactas de 5.1 megapixels. Fotos que eu nem com uma Canon T3i conseguiria. O mérito é sempre do fotógrafo, é bom deixar isso claro, porque não tem nada pior para um fotógrafo que ouvir "nossa, que foto bonita, sua câmera deve ser ótima!". Se a foto é boa, foi porque a pessoa se esforçou pra fazer uma foto boa, então ela tem o mérito, ok? Fim de sermão! hahaha. Vamos às dicas:

1. Regra dos terços


A regra dos terços funciona da seguinte forma: você divide a imagem com 4 linhas, 2 horizontais e 2 verticais, como na imagem acima. Os pontos de interseção (destacados em vermelho) são os pontos que mais chamam a atenção na foto, e é neles que você deve enquadrar o que deseja destacar em sua fotografia.

Abaixo uma foto que tirei utilizando a regra dos terços:


Perceba que na foto acima explorei o lado direito da foto, enquadrando os olhos e o focinho do gato nos pontos de destaque da fotografia. Claro que o modelo ajuda, afinal ele é lindo! rs

2. Enquadramento

Já que falamos da regra dos terços, acho justo falarmos também de enquadramento. Sempre que possível, evite fotografias centralizadas (vide a regra acima), porque as fotos ficam monótonas. Explore as laterais e preocupe-se também com o que está no background (o fundo da foto, o cenário). Observe o enquadramento da foto abaixo:


O gato está posicionado do lado esquerdo da foto, mas do lado direito há elementos que complementam a cena, como as folhas e galhos. E, mais uma vez, os olhos dele se localizam segundo a regra dos terços.

Maaaaaas, há como tirar fotos centralizadas muito interessantes. A regra dos terços continua ajudando a evitar a monotonia, veja as fotografias abaixo:


Na foto acima os olhos (lindos, essa é a Mel) ocupam dois pontos de interseção.


E nesta, o focinho e um dos olhos do dog ocupam também pontos de intersecção, bem como a boca do cachorrinho (esse é o Tweety!).

3 - Iluminação

Sempre que possível, fotografe com luz natural, pois ela dá as melhores nuances para as fotos. Mesmo que o dia não esteja ensolarado, a luz natural difusa também dá ótimos efeitos fotográficos. Além do mais, é muito mais fácil fotografar com luz natural pois ela exige menos da abertura e a velocidade da câmera, evitando assim borrões, o que preserva a qualidade das fotografias. Além disso, os melhores horários para fotografar na luz natural são o começo da manhã e o fim da tarde, pois o sol está posicionado lateralmente e as sombras ficam mais suaves. Confira duas fotos abaixo, ambas com luz natural, uma dura e outra difusa:


Na foto acima sou eu, e a foto foi tirada pelo meu amigo Diego Carvalho. Essa foto foi tirada num dia bastante ensolarado, por volta das 16:30h. Observe a suavidade das sombras e a intensidade das cores e dos detalhes.


Na foto acima além de o dia não estar muito ensolarado, havia muitas árvores que difundiam a luz. No entanto, mesmo assim a foto ficou muito mais bonita que se tivesse sido tirada com luz artificial ou flash. Os detalhes estão bem claros.

4. Foco

Fotografias de qualidade estão sempre bem focadas. Seja sua câmera profissional ou compacta, com certeza há um mecanismo de foco. Conhecendo o seu equipamento é possível fazer belíssimas fotos em macro até mesmo com câmeras compactas. Escolha sempre um ponto importante da fotografia para focar, principalmente se deseja fotografar detalhes. Já se for fotografar grandes espaços e paisagens, e quiser deixar tudo nítido, o interessante é deixar o foco geral. Confira os exemplos abaixo:


Na foto acima o charmoso focinho de Chaplin. Observe o foco bem pontual, todo o entorno está desfocado.


A foto acima foi tirada em Itacaré, e a câmera estava posicionada longe de todos os objetos, então o foco está geral, veja que mesmo as pedras mais distantes e o coqueiro estão bem nítidos.

Bom gente, essas foras dicas super básicas que podem ajudar quem deseja fotografar melhor e está tendo o primeiro contato com a fotografia. Espero que tenha sido útil, e se gostarem de posts desse tipo me contem, que prometo fazer mais!

Beijos! :*

Nenhum comentário: