24 de outubro de 2010

7 Pecados Capilares Capitais

Oi oi!

Vamos falar de um assunto bem importante: cabelos. Que mulher fica feliz quando seus cabelos não estão em ordem? Não conheço nenhuma!

Eu gosto muito de mudar a cor dos meus cabelos. Já fui loira, naturalmente meus cabelos são castanho escuros, quase pretos e agora, passei para o ruivo! Estou amando, mas... O cabelo sofre. E por conta de todas essas mudanças que já fiz, hoje já sei bem dos cuidados que tenho que tomar pra ele ficar bonito e não feio e ressecado.
Além de pintar, eu sempre escovo e faço chapinha no cabelo. Meus cabelos são, naturalmente, enrolados. Eu também não quis optar por uma progrssiva ou definitiva, justamente porque isso me limitaria nas mudanças de cor. É bom prestar atenção nisso, acúmulo de químicas acaba com o cabelo, enfraquece e não tem conserto depois, só vitamina T. Tesoura!

Logo que decidi ficar loira, tive que mudar meus hábitos. Nem tanto, mas tive que mudar sim. Eu hidratava meu cabelo de caju em caju, tinha a maior preguiça, só lavava mesmo. Como eu clareei com luzes, que são feitas com descolorante, ele poderia ficar ressecado, então mudei meu shampoo e adotei uma hidratação, de 15 em 15 dias. Depois de um tempo, comecei a hidratar apenas uma vez no mês, uma power hidratação, com vitaminas, óleos e no salão, o que garante um bom efeito. Ah, outra coisa! Tenha sempre a opinião de um bom profissional, de confiança e que já conheça o seu cabelo, ele vai saber de orientar direitinho no que fazer e no que não fazer nos seus cabelos. Eu não troco minha cabeleireira por nenhuma!

Fiquei com luzes menos de um ano, enjoei, e voltei para minha cor natural. Escureci com tonalizante, um da Richesse. Recomendo muito esse tonalizante, porque ele não agride como a tintura e tem uma fixação maravilhosa, só pintei uma vez e não precisou de retoque. Além da cor ter ficado igualzinha à minha natural. Agora, há 2 semanas, decidi ficar ruiva. Nas pontas do meu cabelo ainda havia resquícios do tonalizante, então tive que descolorir as pontas. Da raiz até o meio, a tintura foi suficiente pra clarear. Isso ressecou minhas madeixas e terei que passar a hidratar de 15 em 15 dias agora, pelo menos por um tempinho, pra recuperá-lo. Conforme eu for cortando as pontas, ele vai se recuperando.

Então, depois dessa minha história de vida capilar, vamos aos 7 pecados capilares capitais:

1 - Usar qualquer shampoo.

Não é porque o seu cabelo é liso e lindo que você pode colocar qualquer produto nele. Às vezes não fica aparente, mas ele se enfraquece. É prioridade usar um shampoo adequado para o seu tipo de cabelo. Se você usa um shampoo que trava os seus dedos entre os fios durante a lavagem, corre dele, porque ele ta abrindo demais as escamas do seu cabelo e enfraquecendo-o. Ele pode ficar quebradiço, e contra quebra, só vitamina T.

2 - Não usar condicionador.

Shampoo é um detergente para os cabelos, e ele naturalmente acaba por abrir um pouco as escamas do cabelo e tira toda a oleosidade dos fios. O condicionador é responsável por fechar as escamas dos fios e facilitar que a oleosidade natural da raiz chegue até as pontas. Condicionador é do comprimento pra baixo, não passe na raiz, ou ganhará um bônus de caspas.

3 - Lavar o cabelo com água muito quente.

Res-se-ca. Torra os fios, eles ficam secos, opacos e até quebradiços. Pode causar caspas também, porque a água do chuveiro cai diretamente na raiz dos fios, e o calor excessivo pode causar descamação do couro cabeludo. O ideal é lavar os cabelos na água morna e dar uma última enxaguada na água fria. Ajuda no fechamento das escamas, o cabelo fica mais resistente e mais brilhoso.

4 - Desembaraçar com pente fino.

Quebra muito os fios, principalmente se seus cabelos forem enrolados ou crespos. Para desembaraçar o ideal é um pente de dentes largos e antiestático.

5 - Não hidratar.

O cabelo precisa de hidratação. Não precisa ser uma super hidratação semanal e nem no salão. Compre uma boa máscara de hidratação, adequada para o seu tipo de cabelo, principalmente se tiver coloração, compre para cabelos tingidos. Aplique em casa mesmo, siga as instruções e depois de hidratar, condicione. A máscara de hidratação não condiciona os fios, ela apenas hidrata. Por isso ela é passada depois do shampoo, para pegar as escamas abertas e penetrar melhor o fio. Depois, condicione, senão é trabalho e dinheiro perdido.

6 - Acumular químicas ou usar chapinha todo dia.

Tintura, relaxamento, progressiva, definitiva, alongamento, alisamento, descoloração. Era uma vez um cabelo! Por isso é bom ter orientação e responsabilidade quando for fazer qualquer coisa no cabelo, até mesmo um corte. Incompatibilidade de químicas pode te deixar careca! É um assunto muito sério. O cabelo pode se desfazer, cair, soltar, quebrar e pra recuperar é muito trabalho viu. Por isso, consulte um bom profissional, e conte pra ele tudo o que já tiver no cabelo. Ele vai saber te orientar direitinho. Já a chapinha, todo mundo sabe, chapinha todo dia queima os fios e fica difícil recuperar depois. É recomendável o uso de um protetor de calor nos fios antes de passar a bonita.

7 - Não cortar o cabelo.

Aparar as pontas é lei. Pra manter a saúde do cabelo é fundamental manter o cabelo com as pontas aparadas. Evita as pontas duplas, o ressecamento, a quebra e facilita a hidratação, pois torna mais fácil a chegada da oleosidade da raiz até as pontas.

Ufa! Se você comete algum desses pecados, reveja seus conceitos! O cabelo é a moldura do nosso rosto, e não importa se ele é liso, cacheado ou crespo. Cabelo saudável é pra todo mundo, e os cuidados nem são tão difíceis assim.

Beijones ;*

Um comentário:

Carol Daixum disse...

Adorei as dicas!

Confesso que alguns desses pecados, fazem parte do meu dia a dia. Tipo condicionador...rs! Mas levei um esporrinho básico e melhorei =)!

Cabelo saudável é o que há!

Beijooo,

Carol
www.pequenajorn.blogspot.com