23 de abril de 2012

Dia do Livro

Oi, todo mundo :)

Como hoje é dia do livro, resolvi trazer pra vocês links para 5 e-books legais. Peguei clássicos e livros que eu gosto muito e recomendo.

1 - Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas (1865) são fantasias oníricas e lúdicas sobre a realidade e a linguagem. Explorando a aparente ausência de sentido em sentenças gramaticalmente corretas, Lewis Carrol foi um dos pioneiros na pesquisa de uma nova ciência do discurso, por meio da simbolização. Aparentemente destinada às crianças, na verdade oculta questionamentos de toda espécie, lógicos ou semânticos, problemas psicológicos de identidade e até políticos, tudo sob a capa de aventuras fantásticas.


2 - O Pequeno Príncipe

O Pequeno Princípe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino. Pela mão do pequeno princípe, recupera a meninice abrindo uma brecha no tempo, volta a sentir o perfume de uma estrela , a ouvir a voz de uma flor, a ver o brilho de uma fonte, escutar os guizos das folhas batidas pelo vento. Quebra-se por momentos a crosta que generaliza o outro em todos e torna as coisas comuns e iguais para se descobrir os carneiros dentro das caixas, os elefantes dentro das serpentes


3 - A Menina que Roubava Livros

Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em 'A menina que roubava livros'. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, 'O manual do coveiro'. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte.


4 - A Mediadora - Terra das Sombras

Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz. É claro que esse dom lhe traz muitos problemas. Mas nem ela poderia saber a gravidade do que encontraria ao mudar-se para Califórnia. Além de ir morar numa casa assombrada por um fantasma jovem, bondoso e bonitão, sua escola sofre com a presença maligna de uma adolescente que se matou ao ser desprezada pelo namorado, e que agora busca vingança.




5 - O Monte dos Vendavais (O Morro dos Ventos Uivantes)

A história começa quando o patriarca viúvo da família Earnshaw, durante uma viagem, adotou um menino órfão, de etnia cigana, trazendo-o para casa. Heathcliff é o intruso que vai criar a fúria de Hindley, filho legítimo do viajante, ao ver uma parte da afeição do pai fugir para o menino. A irmã, Catherine, apaixona-se por Heathcliff. Quando Earnshaw morre, Hindley coloca Heathcliff como ajudante de estrabaria, sujeitando-o às mais infames humilhações que o vão tornando rude e triste. Apesar do amor que o une a Catherine, esta decide casar com Edgar Linton, fascinada pela sua riqueza e educação. Heathcliff abandona a casa onde se fez homem, e, quando regressa, é um homem rico e com aparência sedutora.



Bom dia do livro pra todos, e lembrem-se que todo dia é dia de ler!


4 comentários:

Maíra Kersul disse...

Conheço e gosto muito de todos! (menos alice, porque li quando pequena e obrigada. Mas se eu ler hoje, sei que vou adorar. Vamo ver um tempo aí ^^). A mediadora é besta, mas adoroo >.<. O último desconheço i.i. Mas tem por aqui em casa, vou por na lista.

Maíra Kersul disse...

Consegui me contradizer em todas orações. POOOOONTOOOO P'RA MIIIIIM! i.i

Gabriella Porto disse...

hahaha, sei como é, escrevendo e pensando ao mesmo tempo, rs. Ai, A Mediadora é bobo mas é muito envolvente, eu gosto demais, demais! Eu também não li o último, mas vi boas indicações, resolvi colocar. Leia Alice de novo, clica aí no link, é pequeno. ;*

Maíra Kersul disse...

Eu tenho duas versões de Alice em casa. Minha mãe achou que eu ia gostar de ler lendo Alice, mas só comecei a gostar lendo O Pequeno Príncipe e outro lá sobre cachorro. >.<