20 de setembro de 2012

OMG! Shame on us!

Vish, gente, e a gente foi parar na titia Shame! rs

Aconteceu, rolou uma confusão entre raças de cachorros, e um erro de português (a popa que virou polpa). E eu vim aqui pedir desculpas, como administradora do blog, em nome de todas as Sophias. Foi um erro bobo e pequeno, que eu acredito que não prejudica a qualidade do blog, que mês que vem completa 3 aninhos! E nesses 3 anos, a gente já cresceu um bocado... E, aproveitando o ocorrido, (principalmente com base em alguns comentários que apareceram aqui ontem), vou falar um pouco sobre o que é o Sophia e por que ele apareceu.

O Sophia é um blog pessoal, sem pretensões comerciais. Aqui, cada uma de nós mostra um pouco do dia-a-dia, da forma como usa a moda, como traduz o próprio estilo. Todas somos estudantes, nenhuma de nós é rycah, e, portanto, não vamos andar cobertas de Chanel e Louis Vuitton. E isso não é um problema, seria se a gente quisesse viver na grife sem ter condições, isso é coisa de gente babaca. Quem usa a moda é a gente, não ela que nos usa.

Vi o post no blog da Shame, não discordei, falei com a Brendita que prontamente corrigiu o erro. Apesar de ser administradora do blog, eu não mexo nas postagens das outras meninas, porque acho que feriria a individualidade delas. O problema foram alguns comentários que vi aqui. Disseram que "quem só compra em loja de departamento não deveria fazer blog" - HEIN? Peraí, cara. A moda, então, é uma coisa elitista? Bom, deixa eu te contar um segredinho: não é não.

Eu estou no 7º semestre de Comunicação Social RTV. Durante a faculdade, sempre fiz um contraponto entre moda, comunicação e história, e são coisas que se entrelaçam completamente. A moda é um instrumento de comunicação - e dos mais eficazes! Ao longo da história da humanidade, todas as mudanças políticas e sociais podem perfeitamente ser explicadas através da moda. E é por isso que a moda é pra todos. As grifes podem não ser, mas o meu estilo, a minha personalidade refletida no que eu visto é meu direito, e se eu quiser mostrar aqui, acho melhor ainda.

O foco do Sophia in the Sky é moda BARATA, acessível pra estudantes. O blog é pra gente comum. Tá cheio de blog por aí que fala de supermarcas, de supergrifes. A gente fala de coisas mais pé-no-chão. Além disso, moramos na Bahia, no sul do estado, uma região que não costuma muito valorizar a moda, e a gente ta aqui pra mostrar que você não precisa morar em capital, menos ainda no eixo Rio-São Paulo pra ter direito a gostar de moda. É um direito.

Os comentários anônimos do blog sempre foram liberados, porque eu sempre achei que críticas são bem-vindas. Desde que elas sejam respeitosas. Li coisas ofensivas, que não contribuem em nada com o funcionamento do blog, e nem mesmo com a vida de quem as escreveu. Fico me perguntando, gongar tanto assim alguém é por baixa auto-estima (não estou falando da Shame, to falando de quem comentou aqui no blog)? Não entendo, mesmo. Você dizer "olha, esse look ta feio, achei cafona, ta brega, não gostei, etc" tudo bem. Isso é opinião, e sendo este um espaço aberto, você, leitor(a), tem todo o direito de dizer isso. Agora, "nossa, vai emagrecer, sua gorda, ridícula, deveria apagar essa merda, não sei como tem coragem de tirar foto de si mesma sendo gorda assim" isso eu acho falta de respeito. E respeito é um pré-requisito pra convivência em sociedade. Por favor. Além disso, ninguém aqui é modelo e moda também não é só pra magrinha, não!

No mais, estamos sempre abertas a críticas construtivas, correções de erros - quaisquer que sejam - nos posts, opiniões contrárias, enfim. Mas, mantenham o nível, por favor. Se falar com educação, a gente vai responder com educação, corrigir, dar razão. Numa boa.

Enfim! Vou continuar acessando o "Shame on you, blogueira!", e vou continuar concordando com alguns posts e achando que em outros a titia viu cabelo em ovo. Porque, afinal, eu tenho esse direito de discordar.

Beijos e agora voltamos à nossa programação normal, rs.

8 comentários:

Très Chic . disse...

Gostei do seu texto e de você ter levado o post da Shame numa boa.
Tem umas pessoas que não sabem fazer críticas construtivas, são sem noção e sem educação. O melhor a se fazer é deixar pra lá.

Um beijo!

Gabriella Porto disse...

Haha, obrigada!

Pois, é, a gente tem que saber reconhecer quando erra, tem que aprender com isso. E quanto às pessoas sem educação nenhuma, que tentam derrubar as outras, espero que um dia aprendam que não é pisando em ninguém que se vai pra frente! Obrigada, mesmo. ;*

Anônimo disse...

Parabens!
Abri o seu blog realmente por comentarios no shame,
mas, vou te dizer a muito tempo nao vejo uma pessoa de tao nivel e que foi tao feliz em um post.
Você ganhou uma leitora!
tudo de bom...

Anônimo disse...

Ganhou meu respeito. Eu li seu post no Shame, e realmente achei engraçado, mas você deu de 10 a zero em muitas blogueiras por aí que negam até o último fio de cabelo (ou no caso, marcas confiscadas) que erraram. Parabéns, menina, você é uma que nunca mais deveria ser gongada lá ;)

brenda matos disse...

Gabi salvadora da pátria. <3 HAHA

Rayra disse...

Oi, não conhecia o seu blog, mas acho que você arrasou no post. Errar uma vez - por digitação ou falta de conhecimento, sei lá - é super normal e qualquer um pode relevar uma besteira dessas. Você foi muito feliz com o seu post. Parabéns pela maturidade! Ganhou uma leitora!

Anônimo disse...

Náo liguei para pessoas sem no;áo que tem inveja do sucesso alheio,gosto do muito do blog e ja leio ha um tempo,vc esta de parabens,e tambem de parabens pela maturidade com o qual lidou com a situa;ao,beijao

Gabriella Porto disse...

Gente, muito obrigada pelo apoio de todos. Às meninas que disseram que vão voltar: sejam muito bem vindas! Vamos sempre tentar fazer um trabalho de qualidade pra vocês lerem coisas produtivas. E obrigada pelos comentários positivos, é muito bom ver que muita gente é compreensiva, valeu mesmo!