4 de agosto de 2012

Domínio personalizado

Olá, bonitas!

Estou devendo esse post há um tempo, e é algo que interessa não só às nerds de plantão, mas a todos os interneteiros ocupacionais. O Sophia tá de cara nova (pausa: "o sophia" me lembra o(a) gato(a) sexualmente confuso(a) de Gabi, kkk) e de domínio novo, o que me inspirou a falar de umas coisas que eu adoro: sites, templates, html, aplicativos e afins. Então resolvi fazer uma série de posts sobre essas coisinhas internetáveis. E pra começar, vamos falar do próprio domínio personalizado!

Conseguir o domínio ".com", que exclui o "bogspot" do endereço, deixa seu blog com cara de site oficial, e é mais fácil do que se pensa. Pra comprar um domínio no blogger custa apenas 10 dólares por ano, o equivalente a cerca de 20 reais, podendo variar em função da cotação do dólar. O pagamento é via cartão de crédito, e você pode escolher renovar todo ano ou não.
Pra adiquirir o domínio, basta ir no Painel do seu blog, clicar em Configurações, depois em Publicação, e por fim em Domínio personalizado.



Quando abrir a página de compra de domínio, você vai poder digitar seu novo endereço (ou pode manter o antigo). Exemplo: seu blog era "sophiainthesky.blogspot.com". Você pode pudar pra qualquer nome, tipo "sophia.com", ou pode manter o nome original "sophiainthesky.com", como foi o nosso caso. Daí é só seguir os comandos, é super fácil e rápido, e seu domínio estará visível dentro de poucas horas.



Se sua plataforma blogger for a nova, o caminho é parecido, até mais fácil na verdade: Painel > Configurações > +Adicionar domínio personalizado.
Aí é só seguir os passos, facim facim.



Tcharam!



Ah, uma coisa legal é que o antigo domínio "blogspot" continua ativo, e quando alguém acessá-lo, o blog vai redirecionar automaticamente pro domínio novo. Ou seja, quem não tá sabendo do seu domínio novo não vai ficar pra trás!

Outra coisa bacana é que quando você adiquire o domínio personalizado, você ganha privilégios que o blogger normal não tem: email personalizado, possibilidades mais amplas de mudança de layout, mais facilidades pra lucrar com o Google AdSense, etc.

E em breve volto com mais um monte de dicas legais a respeito. Inclusive, o próximo post sobre o assunto já tem tema: Templates!
Até! ;D

Um comentário:

Amanda Rios disse...

O único problema é que o blog continua com cara de blogger, pois o blogger não dá a possibilidade de você adquirir com layout com "cara de site"...