6 de outubro de 2012

Lançamento: "A Décima Segunda Profecia"

Hey, Sophies!

Há poucas semanas, a editora Novo Conceito lançou no Brasil um livro pelo qual eu estava esperando há séculos: "A décima segunda profecia" (The Twelfth Insight), do americano James Redfield. Trata-se do 4º e, se não me engano, último volume da Coleção Celestina. 

 "A 12ª Profecia descreve Hero e seu amigo Wil quando recebem um pedaço de mistério, um manuscrito antigo que descreve uma aproximação secreta à espiritualidade que está chegando com rapidez à segunda década do século XXI. Para entender todo o contexto desse texto, Hero e Wil começam uma busca urgente pela veracidade e totalidade dessa mensagem. Confrontados por políticos poderosos e religiosos extremistas, eles lutarão para revelar a verdade que pode transformar nossas vidas — e o mundo." (Ed. Novo Conveito)
Sei que são muitos os que não curtem ficções místicas, mas adianto que a obra de Redfield é uma inspirada num longo e cuidadoso estudo holístico a respeito de espiritualidade sem vinculá-la a qualquer religião, e sim apresentando-a como uma busca individual. Além disso, várias particularidades dos "insights" que o autor usa para ilustrar essa busca são relacionadas à psicologia e a diversas áreas da ciência, desmistificando o paradigma da separação entre ciência e espiritualidade como coisas distintas, colocando-as então como perspectivas diferentes da mesma realidade.
"A Profecia Celestina é um livro de 1993 do novelista James Redfield, que discute várias teses psicológicas e espiritualistas que remontam à tradição antiga e encontram repercussão no contemporâneo movimento New Age. O principal personagem da novela encena uma jornada em busca de uma série de nove revelações espirituais citadas em manuscritos do século V ou VI A.C., encontrados em ruínas no Peru." (Wikipedia)
A Coleção Celestina é composta por quatro livros: "A Profecia Celestina", lançado em 1993 e atingindo a classificação de livro mais vendido nos EUA em 1994; "A Décima Profecia", de 1996; "O Segredo de Shambhala", lançado em 1999; e o esperadíssimo "A Décima Segunda Profecia", lançado em 2010.

No Brasil, todos os livros haviam sido lançados pela editora Objetiva. Entretando, alguma coisa aconteceu, e quando o quarto livro foi lançado nos EUA, a Objetiva não comprou os direitos de publicação no Brasil. Dois anos depois, a Editora Novo Conceito salva a pátria, e acaba com a ansiedade de milhares de leitores:

Mas o sucesso da "saga" não se restringiu à leitura. Dirigido por Armand Mastroianni, em 2006, A Profecia Celestina virou filme. Não é uma suuuper produção, mas vale a pena. Eu conheci a história através do filme, e quando descobri que haviam livros, fiquei em êxtase. Olha o trailer aí:


E como se não bastasse, virou audiobook também!
http://www.submarino.com.br/produto/7167147/livro-profecia-celestina-a

Uma curiosidade dos livros é que o personagem principal não tinha nome até o terceiro volume. Eu acredito que a inteção do autor com isso era permitir que o leitor se colocasse no lugar do persogem, vivenciando com mais proximidade a história. Mas com o lançamento do filme, o personagem ganhou o nome de "John". Não sei se foi por causa disso ou por outros motivos, ou se foi maluquice da editora brasileira, mas no quarto livro, o protagonista recebeu o nome de "Hero". No entanto, pra mim, ele continua sem nome, rs.

E quem se interessar, pode encontrar os livros em qualquer site-livraria: Submarino, Saraiva e afins, por preços variados. Eu adiquiri os meus na Estante Virtual por precinhos pra lá de camaradas. Aliás, pra quem curte preço de sebo, fica a dica desse site geinal, que nada mais é que o maior portal de sebos do país: http://www.estantevirtual.com.br/

No mais, quem quiser uma cópia do filme, é só gritar que eu passo!
Espero que curtam a dica. Até!

3 comentários:

Gabriella Porto disse...

Super recomendo a leitura do primeiro, que foi o único que eu li. Agora fiquei curiosa pra ler os outros também. O filme não é lá essas coisas como obra cinematográfica, mas a reflexão é bem interessante. Agora quero ler os outros! rs

Haísa Lima disse...

Eu empresto, Gabs! rs

Unknown disse...

Eu já li os três livros de James Redfield e digo, com absoluta certeza, que são maravilhosos, principalmente pela continuidade que o autor consegue dar na passagem de um livro para outro. Aconselho que, leiam obedecendo sua sequência para conseguir entender e vivenciar os insights. Estou maravilhada pelo lançamento deste novo livro deste autor com a 12ª Profecia, vou em busca deste ultimo volume...