28 de maio de 2013

Comparativo: as 5 melhores superzoons de 2013

Alôra!
Agora que todo mundo já sabe a diferença entre os principais modelos de câmeras, vou mostrar aqui um pouco mais sobre a Superzoom, um modelo que está se popularizando muito em função das maravilhas que executa (mas não perde a praticidade)... Sem contar que são câmeras muito lindas! Com tecnologias profissionais embarcadas, como sensor CMOS e FullHD, elas estão arrasando corações. Fiz uma pesquisinha que não vi ninguém fazer esse ano ainda (talvez haja, mas juro que não achei) e selecionei aqui as tops da categoria. Mas não vou estabelecer “a melhor” ou “a pior”, pois são todas fantásticas, cada uma com vantagens diferentes que podem atender a gostos diversos. Cabe ao comprador então decidir qual modelo melhor se encaixa nas suas predileções. Segue agora um super comparativo entre as 5 melhores Câmeras Superzoons de 2013! =D

*     *     *

CANON Sx50 - a prática

Prós:
Esse modelo traz incríveis 50X de zoom óptico, e tem a melhor macro: é possível focar a 0 cm do objeto. Ela também tem a maior quantidade de disparos contínuos – 13 por segundo –, sendo, por isso, ideal pra pegar todos os detalhes de um objeto em movimento (como, por exemplo, o seu bichinho de estimação, que insiste em não ficar paradinho na pose, rsrs). Ela tem “sapata”, que é uma entrada pra flash externo, e que vai te dar a possibilidade de fazer melhores fotos noturnas. O LCD móvel de 2.8” ajuda a ter boa visão dos mais mirabolantes ângulos. Além disso, parece ser a mais barata (já achei por menos de mil reais no Mercado Livre). Oba!
Contras:
A resolução ainda é considerada baixa perto das concorrentes – tímidos 12.1mp. Mas se você não tiver pretendendo fazer um Outdoor, isso não vai ser problema. A abertura muito grande em telefoto (6.5) pode prejudicar fotos em zoom muito alto e vai exigir mais cuidado. O FullHD em apenas 24fps também deixa a Canon Sx50 atrás das concorrentes nesse sentido. Além disso, não faz panorâmica automaticamente, exigindo software para unir as fotos. Por fim, dizem que ela não vem com cabo e cartão, o que obriga o comprador a ter mais um gasto com esses acessórios.
Conclusão: 
É uma câmera melhor do que as concorrentes pra coisas mais comuns do dia-a-dia, mas não atende a pretensões mais profissionais.

*     *     *

NIKON P520 - a versátil
Prós:
São 18.1mp de resolução e ousadia. Seu zoom de 42X também arrasa na distância, favorecidos por um excelente visor de LCD de 3.2 móvel – tamanho que se mostra ainda mais fantástico se levarmos em consideração o fato de que ela é menor que as outras 4 concorrentes. Grava FullHD com 60fps! E é uma das superzoons com mais opções de recursos, como 3D, GPS e disparos intermitentes. Yes, ela faz panorâmica de até 360º! E ela também está entre as mais baratas. AH, a Nikon adora uma arte! Ela pode ser encontrada em 3 cores: preta, vermelha e chumbo.
Contras:
Bateria de menor duração – só aguenta umas 200 fotos. É recomendável comprar uma bateria extra e um carregador externo, que não vem no kit. Não tem sapata pra flash, o que te obriga a contar apenas com seu flash embutido, que em compensação chega a razoáveis 8 metros de distância (mas que não é automático, e precisa ser acionado no botão flash pop-up). Essa câmera também só aguenta 8 segundos de exposição, o que impende de brincar muito com distorções propositais. Por fim, não faz fotos no formato RAW, e só faz 7 fotos por segundo no disparo contínuo.
Conclusão:
É versátil pra caramba! Mas tem limitações que dificultam certas situações.

*     *     *

FUJIFILM Hs50 - a bonitona
 
Prós:
Pense numa bateria fodástica. Aguenta 600 disparos sem arriar. É uma câmera versátil, com sapata para flash externo, 42X de zoom, 16mp e LCD móvel de 3.0”. A abertura em grande angular é de 2.8, resultando em excelentes fotos de grandes espaços próximos. Arquiva em modo RAW, e Yes, tem FullHD com 60fps. Mas sabe o mais legal de tudo? Controle de zoom e foco opcional no canhão da lente! Isso é o máximo, dá uma sensação de controle sobre o resultado, e ajuda de fato a conseguir resultados mais precisos. Sem contar que ela é grandona – a maior da categoria. Com essas características e um flash externo, é prato cheio pra se exibir, hehe.
Contras:
Se ela é grande, obviamente é pesada. São mais de 800g pra aguentar no muque. Cansa! Sem contar que a Fuji não tem lá a lente mais clara do mercado, ficando pra trás com relação as concorrentes. Em suma, apesar das vantagens, o resultado de imagem é o menos profissional de todos.
Conclusão:
Versátil, é sem dúvida a mais “bonitona”. Mas a qualidade de imagem é inferior às concorrentes.

*     *     *

PANASONIC Lumix Fz200 - a pequena prodígio

Prós:
Antes de tudo, atenção para o detalhe: a lente dessa belezinha é LEICA. Não sabe o que isso significa? Significa uma lente claríssima, limpa, foda. Além disso, é a câmera mais leve de todas, e que tem o maior alcance de flash prioritário: 13,5 metros! Mas se ainda acha pouco, não se preocupe, ela tem sapata pra flash externo. Ainda achou pouco? Pois então saiba que ela tem a melhor abertura em telefoto: 2.8. Isso mermo, colega, ela mantém a abertura em grande angular e tele! Pra completar, ela ainda faz 12 fotos por segundo em disparo contínuo, arquiva em RAW e tem FullHD com 60fps. A exposição máxima chega a incríveis 60 segundos! A bateria também agrada: aguenta cerca de 540 disparos.
Contras:
Só tem 12.1mp de resolução. Além disso, o zoom é tííímido... míseros 24X. E se você procura uma superzoom devido a robustez, esqueça: a pequenininha aqui não é das mais exibidas no quesito tamanho comparada às outras.
Conclusão:
O resultado é muito profissional, com qualidade de imagem excelente. Mas se você quer fotografar detalhes distantes, o zoom vai te deixar na mão. 

*     *     *

SONY Hx300v - a monstra
Prós:
As lentes Carl Zeiss competem pau-a-pau com as Leica. Difícil dizer qual a melhor! Mas o zoom de 50X e a resolução de monstruosos 20.4mp podem ser uma excelente opção de uso profissional. Sem contar que essa coisinha linda também tem foco manual no canhão, conferindo aquela deliciosa precisão! Ela ainda faz fotos panorâmicas, FullHD com 60fps e tem distância de flash de 12 metros.
Contras:
É cara, viu. Ô marca que gosta de cobrar caro é a Sony. Chega perto dos 2mil conto! Além disso, não tem sapata pra flash externo, e o LDC é inclinável, e não móvel. A abertura em tele também deixa a desejar: 6.3. Pra completar, não arquiva em RAW, e a memória externa é Memory Stick Duo – mais cara e mais difícil de encontrar.
Conclusão:
Tem qualidade profissional (dá até pra fazer o Outdoor, se você quiser, rs), com resultado de imagem excelente. Mas os recursos limitados e o preço salgado podem espantar o comprador.

*     *     *

E aí, curtiu as comparações? Já escolheu a sua? Se ainda tá na dúvida, dá uma conferida na tabela completíssima que preparei pra você:

Clique na imagem para ampliar

Espero que tenham curtido as opções! Ter uma SUPERZOOM é um sonho de consumo de muitos, e informações precisas como essas podem ser vitais na hora da escolha. Agora é só avaliar a câmera que melhor atende às suas expectativas e sair clicando! =D
________________
P.S. (12/03/2014): Gente, um jovem moço chegou em um dos comentários do blog alegando que copiei o quadro dele. Tudo bem, sendo o caso procedente, e posso dar o crédito de boa, mas antes vamos esclarecer as coisas, e depois partimos para as formalidades, certo? =)
Primeiro: essa pesquisa comparativa que eu (Haísa Lima) fiz foi a pioneira de 2013, e logo não há como eu ter copiado informações de ninguém. Eu peguei as informações diretamente dos sites dos fabricantes.
Segundo: existe sim uma infinidade de quadros similares a esse (é claro que eu vi esse modelo em vários - repito, VÁRIOS - sites e blogs), e portanto, se eu fosse dar crédito, na época, a cada quadro similar (esteticamente) a esse comparativo, eu teria que fazer uma lista maior que o tamanho do prédio onde moro - até porque, eu sou alta defensora do Copyleft, o consenso internético que prevê a democratização da informação em rede. Como nenhum dos quadros que achei tinha assinatura, não tinha como eu adivinhar quem era o criador, não é mesmo? ^^'
Mas enfim, fui no site do jovem moço reclamante, e parece que de fato ele faz quadros como esse há alguns anos. (Repetindo, o QUADRO, ou seja, O ESQUEMA, e não AS INFORMAÇÕES.) NO ENTANTO, nenhum desses quadros tem INFORMAÇÕES idênticas às minhas, tampouco em "80%", como foi calorosamente afirmado. Apenas o PADRÃO "características X câmeras" é similar, e não seu conteúdo. Mas vamos lá.
Então de fato é possível que ele seja o pioneiro na esquematização dessa tabelinha tão didática e prática. Logo, se é o caso, nada mais justo que dar créditos, ainda que tardios, para o percursor da técnica em questão. E esse percursor é o Rodrigo Jorgy, criador do site "Foto Fácil" (que, a propósito, é um site bem organizadinho, muito bacana pra quem quer saber mais sobre fotografia). Ele inclusive já tem um comparativo mais recente. =)

41 comentários:

Haísa Lima disse...

Eu não quis ser parcial no post, mas vou dar minha opinião nos comentários, rs. Como eu disse, não tem uma melhor ou pior, porque isso depende do objetivo de cada um. No MEU caso, que quero uma superzoom para coisas normais no dia-a-dia, e não para uso profissional ou malabarismos, acho que a Panasonic Fz200 é a melhor. Lente mais clara, obturador rápido, bateria de longa duração, peso menor e abertura constante favorecem o uso em coisas mais comuns. Algumas pessoas defendem a Canon Sx50 porque tem "melhor resultado de imagem", mas eu discordo. A Canon corrige artificialmente a foto, que de fato fica lindona com aquela saturação extra, mas que não me agrada particularmente. A Lumix é rápida do gatilho com uma qualidade maravilhosa.
A Panasonic Lumix Fz200 é a minha preferida, pois se encaixa no meu perfil. E você, prefere qual? Deixe sua opinião nos comentários!

Bruna disse...

Haísa, adorei esse post, bastante esclarecedor, você tem um linguagem bem didática, ainda mais para noobs como eu, rs. Sobre as câmeras:
Babei nessa fuji, realmente, um arraso <3
A sony achei engraçadinha, é bem monstrinha mesmo, haha.
Mas a canon já roubou meu coração" acho que ficaria com ela.
Continue postando, virei aqui mais vezes. ^^

Laurence Costa disse...

Muiiiito bom seu post!! Parabéns!

Realmente não achei nenhum comparativo com as cameras atuais... só posts de 2012 pra trás.

Obrigado pelas dicas e detalhes.. realmente deu pra tirar minha duvida entre a Lumix e a PowerShot SX50.

Poderia só confirmar uma coisinha? Li que a FZ150 não fazia fotos panoramicas automaticamente.. so com um software, mas a FZ200 já vem inclusa com esse recurso. Sabe me dizer se está correto?

Parabéns mais uma vez pelo ótimo post.

Haísa Lima disse...

Laurence, é isso mesmo: a Fz200 faz foto panorâmica por varredura direto na câmera, enquanto a Fz150 precisava de software externo pra unir as fotos. =)

Olivares Rocha disse...

Resumo da ópera, se vc fosse comprar uma que fosse a mais versátil e eficiente de todas, qual compraria?

Haísa Lima disse...

Olha, se eu tivesse grana de sobra, eu compraria, sem dúvida, a Panasonic FZ200. Ela tem abertura alta e constante, e isso gera fotos super iluminadas, sem contar a lente Leica. A bateria dela também compensa muito. MAS, como eu sou POBRE, a que tem melhor CUSTO BENEFÍCIO é a Canon Sx50, rs. Ela chega a custar metade do preço da Panasonic... Já achei até de 800,00. Mas se dinheiro não for problema, a Panasonic é imbatível, na minha opinião! =)

Alexandre Yoshikawa disse...

Bom dia.
Primeiramente parabéns pelo comparativo, ficou excelente.
Sobre a Sony além do preço tem algum outro ponto contra?
Estou pensando em comprar porém estou na dúvida.

Unknown disse...

O que me diz da Olympus sp 810UZ? vale a pena investir?

Aledinho disse...

Muito legal o seu comparativo parabéns!!!
Gostei muito da PANASONIC Lumix Fz200 mas o problema é que eu não acho para comprar em lugar nenhum você poderia me indicar alguma loja para comprar ela?

Haísa Lima disse...

Alex, os fatores negativos principais da Sony são o preço alto e a bateria de pouca duração - 310 fotos. Mas é uma excelente câmera. Se te agrada, invista!

Bárbara, essa Olympus tá numa categoria abaixo das que são expostas no post. É uma câmera de sensor CCD, sem sapata pra flash e sem certos recursos mais elaborados. Eu particularmente não gosto da Olympus, mas é uma câmera relativamente boa. Outra que você pode comprar nessa mesma faixa de preço é a Canon Sx500is!

Aledinho, você pode achar a Lumix Fz200 a partir de 1600,00 reais no Mercado Livre! Olha um link aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495995411-panasonic-lumix-fz200-bolsa-16gb-e-tripe-fz-200-full-hd-12mp-_JM

Penideos disse...

Hum, bem legal essa postagem,é sem dúvida a mais esclarecedora que encontrei até agora, porem deu nó na ideia, porque realmente todos os modelos citados tem suas características marcantes. Também achei a Fujifilm fodona, mas, a marca é a que menos me agrada. Como estou procurando o zoom ótico como principal característica fico entre a Canon Sx50 e a Sony Hx300. Inclusive o preço das duas estão muito parecidos.

luiz bmx disse...

Ola galera. Pesquisei, pesquisei e pesquisei não só no Brasil mais nos EUA e sem sombra de duvidas a Sony HX300 ganha das concorrentes no quesito SuperZoom. As imagens da Lumix com lentes Leica são demais porem são apenas 24x Zoom. A Canon não tira nem panoramicas nem 3D nem 360 e o flash tem pouco alcance. Achei e comprei a Sony com cartão de memoria 16gb protetor de lentes, bolsa, tripé por R$1,200 na Santa Efigenia. Nos EUA estava $450 sem cartão bolsa e garantia. Optei comprar aqui. As Canon e Nikon podem ser as melhores mais somente na categoria profissional. Na categoria SuperZoom a Sony ganha em tudo.

Anônimo disse...

Hudson Soarez.

Eu também iria na Sony.
Éla só tem vantagens: filma em Full HD 60p. Fotos Panoramicas, 360,fotos 3D, canhão em alumínio, lentes Carl Zeis, bonita, o alcance do Flash é muito bom, tem uma tecnologia não adotada antes pois essa é a unica que foi fabricada em 2013 na qual estabiliza a imagem, o conjunto de sensores é diferente das concorrentes.
Enfim na Fast Shop esta 1,700 por tudo que éla oferece vale sim apena!
Quem falar que prefere Canon ou Nikon depois de ver todas as características da Sony é Fanboy da marca.

Espero ter ajudado.
Abraços

Anônimo disse...

Ola a todos.

Vou concordar com O Luis, pois a Sony é a mais top no quesito Super Zoom. Mais vou ter que comprar a Canon pois ja trabalho com fotografia e uso uma Canon assim todos acessorios da minha eu coloco na SX50.

Queria muito a Sony pois vi uns comparativos no youtube e éla se sai melhor. Mas não tenho muita grana para invetir jah a Canon achei por 900 Reais.

beijos a totos.

Raysa Medeiros

Unknown disse...

Parabéns pelo seu Post...Estou com uma duvida tremenda. Gostaria da sua opinião sobre o lançamento da Panasonic (Lumix FZ70)Link: http://www.panasonic.net/avc/lumix/compact/fz70_fz72/index.html

Estou entre a F200 e FZ70. Oque vc acha? A F200 peca pelo seu Zoom, mas a FZ70 pareçe que veio para corrigir isso!!!
O Zoom da FZ70 é de 60x o maior do mercado na atualidade. Aguardo ansioso o seu comentário.
Grato

Anônimo disse...

Thiago Gonçalves: pequisei sobre a Lumix fz70 e ainda perde para Sony por não ter visor inclinavel e nem movel ele é fixo sem contar que a vantagem que se encontrava na lumix f200 não se encontra mais na fz70 que são as lentes Leica. O Zoom de 60x é o maior mais pelo que vi deixa a imagem muito granulada.

Se vc quer uma maquina para tirar fotos de objetos não muito distantes vai na Lumix f200 agora se quer para distantes vai na Sony hx300 que é a melhor opção dentre as citadas nesse tópico.

Boa sorte em sua compra.

Haísa Lima disse...

Pois é, cada um analisa pela perspectiva que mais lhe agrada. A Canon Sx50 ganha no quesito CUSTO-BENEFÍCIO. A Sony Hx300 ganha no quesito TECNOLOGIAS EMBARCADAS. Mas eu sinceramente ainda prefiro optar pelo MELHOR RESULTADO DE IMAGEM. Nesse caso, a Panasonic Fz200 ganha, porque ela tem abertura alta e constante de 2.8, sem contar a lente Leica. Tecnologias como "muito zoom" são inúteis com uma abertura tão pequena, como essa abertura de 6.3 da Sony. Só vai servir em situações de muita luz, e com uso de tripé, caso contrário, a imagem fica escura, granulada e/ou tremida.

Thiago Gonçalves, a Fz200 e a Fz70 tão bem empatadas em avaliação geral! De fato a Fz70 tem mais zoom, mas eu ainda prefiro a qualidade de imagem da grande abertura da Fz200. Se quiser avaliar por si só, segue análise comparativa! http://snapsort.com/compare/Panasonic-Lumix-DMC-FZ200-vs-Panasonic-Lumix-FZ70

Mas no geral é isso, a questão é cada um buscar o que prefere: custo-benefício, tecnologia ou qualidade de imagem.

Anônimo disse...

Não acho que a Panasonic se encaixaria neste tópico que reúne características de SuperZoom pois apenas 24x Zoom por mais que tenha uma abertura grande é muito pouco.

Haísa Lima disse...

As superzoons só começaram a ter o valor aproximado de 60x recentemente. Antes, o valor girava em torno dos 20x mesmo. Mas mesmo os "poucos" (parece pouco mas não é) 24x da Panasonic são sim categorizados como Superzoom, pois as COMPACTAS tem apenas 4x a 5x de zoom. Além disso, não se trata apenas de alcance de canhão, mas também de tamanho da lente; ou seja, enquanto as compactas de cerca de 1 a 2cm de lente frontal, a superzoom tem por volta do triplo disso, além, é claro, do sensor maior. Isso gera ganho de luz.

JEAN disse...

boa noite Haísa,
meu nome eh JEAN, eh muito bom ter pessoas se importando em informar e ajudando assim tantas pessoas que estão em busca de uma boa câmera e muitas vezes sem informações acabam fazendo a compra errada.
bom, minha pergunta é a respeito da Sony NEX-F3. ela se compara com as câmeras citadas no post? se perde, fica muito atrás? achei ela de 899reais no ponto frio. achei interessante o valor. vale a pena? nessa faixa o que poderia comprar melhor que ela? procuro principalmente detalhamento de imagem, nitidez.

Haísa Lima disse...

Jean, essa câmera que você achou é maravilhosa, e está num preço excelente, aproveite! Ela está um pouquinho abaixo das câmeras apresentadas aqui, mas ela não é superzoom, e sim uma modalidade híbrida de compacta com lente cambiável. Mas vale a pena mesmo assim. Se quiser tirar dúvidas técnicas e comparativas, dá uma olhada nessa análise da Snapsort: http://snapsort.com/compare/Sony-Alpha-NEX-F3-vs-Sony-Cyber-Shot-DSC-HX300

jean disse...

obrigado pela ajuda haisa,
gerei um boleto pra compra-la, tenho agora 2dias ainda pra definir a compra. estava de olho tb em uma Nikon 3100, ela eh bem superior a sony nex-f3? na net acha ela por 1200reais. vale a diferença de 300 pra sony? com qual você ficaria se tivesse que escolher? grato pela ajuda!

Haísa Lima disse...

Jean, a Nikon D3100 é muito superior a qualquer uma dessas, pois é uma DSLR (profissional) cropada. É uma câmera que vale muito a pena, mas você precisaria se dedicar a aprender técnicas de fotografia profissional!

Oldon disse...

Parabéns pelo excepcional post, o melhor que encontrei em português sobre comparativo de superzoom. Bom, estou a procura de uma e minha dúvida é (ou era) imensa. A cada loja que eu ligava e procurava a pessoa me dava uma indicação diferente. Ontem eu conversei com um amigo fotógrafo bem experiente, detentor de vários modelos, tipos e marcas de câmeras, e para minha surpresa ele me indicou, sem pestanejar, a Sony HX300, por todos os motivos já citados no texto acima. Ele inclusive me mostrou no laptop fotos feitas no Rock in Rio com a Sony HX300 e a Canon SX50 - ele levou as duas para o festival. Eu vi e posso garantir: a diferença ficou GRITANTE em favor da Sony. Qualidade, cor, imagens estatísticas... E ele ficou muito distante do palco. O resultado e a avaliação dele (somada a desse post aqui) me fez optar pela Sony, que pretendo pegar em breve. Só mais um detalhe: pesquisando muito nas últimas semanas, vi que a diferença de preço está longe de ser grande. Na média, a Sony fica entre R$ 100 e R$ 150 mais cara que a Canon SX50 e a Nikon P520. Ou seja, a Sony é um pouco - POUCO - mais cara sim, mas nada exorbitante em comparação às outras. É isso, mais uma vez parabéns pelo excelente post.

Oldon disse...

Parabéns pelo excepcional post, o melhor que encontrei em português sobre comparativo de superzoom. Bom, estou a procura de uma e minha dúvida é (ou era) imensa. A cada loja que eu ligava e procurava a pessoa me dava uma indicação diferente. Ontem eu conversei com um amigo fotógrafo bem experiente, detentor de vários modelos, tipos e marcas de câmeras, e para minha surpresa ele me indicou, sem pestanejar, a Sony HX300, por todos os motivos já citados no texto acima. Ele inclusive me mostrou no laptop fotos feitas no Rock in Rio com a Sony HX300 e a Canon SX50 - ele levou as duas para o festival. Eu vi e posso garantir: a diferença ficou GRITANTE em favor da Sony. Qualidade, cor, imagens estatísticas... E ele ficou muito distante do palco. O resultado e a avaliação dele (somada a desse post aqui) me fez optar pela Sony, que pretendo pegar em breve. Só mais um detalhe: pesquisando muito nas últimas semanas, vi que a diferença de preço está longe de ser grande. Na média, a Sony fica entre R$ 100 e R$ 150 mais cara que a Canon SX50 e a Nikon P520. Ou seja, a Sony é um pouco - POUCO - mais cara sim, mas nada exorbitante em comparação às outras. É isso, mais uma vez parabéns pelo excelente post.

Haísa Lima disse...

Oldon, é sempre bom ter uma avaliação prática! Muito obrigada! As avaliações que fiz são feitas com base nas características técnicas. Na prática, como você mesmo disse, a gente pode se surpreender ;) Além disso, o post é antigo, e os preços mudam! Então obrigada pela contribuição, vou dar uma "atualizada" no post pra fazer valer essas informações. =D

Anônimo disse...

Não falem besteiras, pesquisem primeiro, essas outras câmeras nem rosca na lente tem, precisam comprar adaptador pra colocar filtro UV, Polarizador, Parasol e etc. Fora o sensor da Fuji que é maior. O zoom da Fuji é manual, e todas as câmera profissionais é manual e tem outros comparativos técnicos que ela ganha. Vejam esse link: http://www.safari-guide.co.uk/fujifilm-finepix-hs50-exr-review/ Abraços. W

Anônimo disse...

Possuo uma Sony HX300 e éla possui rosca para instalação de filtro UV e tambem tem zoom manual no canhão!

Ciro disse...

Ótima análise comparativa, em forma didática-sintética.
Particularmente, vou de Panasonic FZ200 entre estas. Seu detalhe de lente 2.8 em toda a extensão do zoom ainda sem competitividade.

Unknown disse...

Olá, estou muito na dúvida pra comprar minha câmera, estou entre a Panasonic e a Sony, não tenho problemas no preço porque não vou comprar aqui no Brasil, gosto de tirar fotos de paisagens e animais, queria uma que filmasse em câmera lenta e seria melhor se tivesse foco manual no canhão, qual você me indica?? Por favor me ajude, obrigadaaa!
Ah, a Sony não gravar em RAW é muito ruim? Vai me prejudicar muito?

SYLVIO disse...

SOBRE A SONY Hx300, EM UM COMENTARIO DE 7 de outubro de 2013 03:51, Anônimo disse...
"Não falem besteiras, pesquisem primeiro, essas outras câmeras nem rosca na lente tem...". POIS BEM, QUEM DEVERIA SE INFORMAR MELHOR É ELE. A SONY Hx300 TEM ROSCA NA LENTE SIM P/ UTILIZAÇÃO DE FILTROS. VEJAM NESSES LINK´s: http://www.youtube.com/watch?v=iXEU0B4A2ow E http://www.youtube.com/watch?v=7rBJKsGgjNo

helenacmps disse...

Gente depois de dias sem dormir procurando uma informação didática sobre qual a melhor câmera achei esse post e amei fui direto testar as indicadas aqui, realmente a hx300 da sony ganha em disparado. Tem rosca na lente, aceita cartão SD, mini SD e muitos outros até 64GB, tem o melhor vídeo com excelente microfone e ganha mas imagens distantes e principalmente nas noturnas a da canon ganha na qualidade de imagem pra perto por pouca coisa.Acho que o único ponto ruim foi o grande MP que deixa algumas imagens ruidosas, mas para mim ainda preferi a Sony e comprei hoje por uma diferença de 200 reais entre ela é a Canon.

Blogão do Neu disse...

Graça e paz a todos...
por favor ne respodam com urgencia, tenho um amigo nos EUA e vai trazer uma camera pra mim. Estou numa terrivel duvida entre a Canon Sx50 e a Sony hx300, quero qualidade em fotos e videos, qualidade no uso maximo do zoom. Qual me indicam para fotos em full Hd. Muito agradecido
OBRIGADO A TODOS

Filipe Rabuske disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Martins disse...

Sony com "monstruosos 20mpx" nao leva vantagem em NADA em relacao a uma camera com o mesmo tamanho de sensor com 12mpx. 12mpx é mais que o suficiente levando em consideração o tamanho do sensor dessas cameras que é minusculo, exeto o da Fuji que é 2x maior. Excesso de zoom só pior a imagem, quanto aior a distancia focal pior a imagem isso É REGRA.A fuji tem tecnologia EXR que a deixa a quilometros a frente em imagem, leia os reviews sobre a Fuji X100 das outras. O principal contra daNikon nao foi citado; por ter sensor sony ela gera ruidos e é a que tem a pior imagem. A parte onde fica a lente nao se chama canhão; é barril.

comprar seguidores instagram disse...

Parabéns pelo o blog, adorei... muito bom mesmo!

comprar seguidores instagram disse...

mto bom o blog

Unknown disse...

Blog mto bom, Parabéns.

Você já tem informações da nova camera da Panasomic Lumix FZ70?
Estou para adquiri-la e gostaria de maiores informações.
Obrigada.

Alessandro M. disse...

Oláaaa..Show seu blog e parabéns por que geralmente ninguém responde as perguntas dos leitores...

Vi que você está sempre respondendo com levando respeito aos seus leitores...

O que você me diria sobre a HS50EXR ?? Tenho visto falarem sobre a superioridade dela em relação as Superzoom.

Gabriella Porto disse...

Oi, Alessandro!

Dentro dos reviews que li da HS50EXR, o que posso dizer é que ela realmente é o que se tem de mais próximo de uma DSLR no mercado hoje, falando em superzoons. Ela responde bem às configurações de ISO, e tem uma velocidade surpreendente.

Muito obrigada pelos elogios ao blog! Volte sempre!

Gabriella Porto disse...

Renata, ainda não li reviews sobre a Lumix FZ70, mas vamos fazer algo do tipo em breve. Volte sempre!