18 de maio de 2013

Diferenciando câmeras: compacta, superzoom e DSLR

Alô, Sophias! Eu que sempre sumo resolvi aparecer de novo com mais um tema tecnológico, do jeitinho que os nerds gostam. Mas essa tecnologia não diz respeito só aos entendedores – ela interessa a todos nós da geração “social media”, e é desejo de consumo da maioria. Pra você que adora registrar viagens, encontros de fim de semana, flagrar as estripulias do seu gato ou até curte fotografia artísticas, aqui vão umas dicas preciosas para você sacar mais um tanto sobre câmeras!

Explicando as diferenças
Existem basicamente três tipos de câmeras DIGITAIS no mercado: as compactas, as superzoons e as DSLR. Vamos entender melhor sobre cada uma?

Compacta
As compactas são as câmeras mais vendidas do mercado, principalmente por serem as mais baratas. A quantidade de modelos e marcas é incontável, e elas são pequenas e leves, fáceis de transportar em qualquer situação. Entretanto, exatamente por serem pequenas, elas não tem grande capacidade de zoom, chegando a no máximo 5x, e também não tem um “hardware” tão desenvolvido, podendo apresentar lentidão pra focar ou clicar devido ao atraso do obturador, e com qualidade de imagem normal, mas que não alcança a profissional.
Superzoom
De porte médio, são as que muita gente chama de “semi-profissionais” por engano. É um erro compreensível, mas que não agrada os profissionais da área. Câmeras superzoom ou ultrazoom são, assim como as compactas, mecanicamente simples, não tendo capacidade de intercambiar lentes e não exigindo os conhecimentos técnicos que uma DSLR exige. Entretanto, elas tem muito mais capacidade de zoom (chegando a incríveis 50x), hardware melhor (muitas usam sensor CMOS em vez de CCD), processador mais rápido, corpos de lentes mais complexos e resultados de imagens com maior qualidade. Algumas até permitem configurações manuais e, em alguns casos, tem zoom e foco manuais no “canhão”, dando ao fotógrafo aquela sensação gostosa de mexer na lente e possibilitando brincar com os planos de foco. São maiores e um pouco mais pesadas que as compactas, mas permitem fotografar muito mais de longe e com menos “erros” de resultado.

DSLR
DSLR é uma sigla em inglês que significa “digital single-lens reflex”. Suas características principais são a possibilidade controlar manualmente todas as características da fotografia (ISO, abertura, exposição, velocidade, foco, distância focal, etc) e a possibilidade de intercambiar lentes. Isso permite ao fotógrafo usar lentes apropriadas para cada situação: grandes angulares para fotografar grandes espaços, médias fixas para fotografar pessoas, principalmente moda e publicidade, e teleobjetivas, que podem ter tamanhos monstruosos, e servem para fotografar muito de longe, podendo-se captar detalhes a grandes distâncias. Elas sim são divididas entre PROFISSIONAIS e SEMI-PROFISSIONAIS. As “semi” são obviamente mais baratas, tem menor vida útil, são menos resistentes, não são “full frame” e podem não ter certos atributos, como motor de foco no corpo, etc. São indicadas para quem está começando e/ou para que não tem muita grana pra investir. As profissionais são as fodásticas, resistentes, são full frame e costumam custar uma fortuna. As mais caras, associadas a conjuntos de lentes e acessórios, podem valer o preço de um carro popular.
A Nikon D3100 é uma semi-profissional

Canon 1D com lente teleobjetiva

Canon 1D (profissional e pra lá de cara) sem lente
















Curtiu as dicas? Então até próximo post, pois nele vou falar especialmente sobre superzoons!

2 comentários:

Rafaella Ramos disse...

ótimas dicas. To louca pra comprar uma , mas sempre fico em dúvida qual comprar!!
Bejus

Venusiana disse...

Não é pra me gabar não, mas apesar de noob sabia que essas "semi-profissionais" são engabelação.(descobri esses dias e tô aqui tirando onda, haha)
Mas com certeza esse post esclareceu muita gente perdida como eu.
Foda é que as próprias empresas vendem como "semi-profissionais", ninguém merece.