30 de janeiro de 2014

Decoração de quartos pequenos

Meu quarto na casa dos meus pais era bem grande, cabia uma cama de casal, um guarda-roupas enorme, estante de livros, mesa de computador e mais algumas coisas. Depois que saí de casa, pra fazer faculdade, tive quartos bem pequenos (e até sem janela), mas nunca me preocupei com a decoração deles. Por último, quando morei sozinha, tinha um quarto bem grande, mas ele era a casa inteira, já que eu morava numa quitinete. Agora, que me mudei pra Curitiba, estou num apartamento grande, com mais duas pessoas, porém o quarto não é dos maiores. O meu é a suíte, e por conta do banheiro eu perdi um pouco do tamanho do quarto.

Como pretendo morar nesse apartamento por mais algum tempo, resolvi que iria decorar este quarto do jeito mais legal possível (e sim, estou falando de dinheiro também). O fato da falta de espaço foi um problema, então comecei a buscar inspirações no We Heart It pra organizá-lo e torná-lo funcional.

Eu ganhei uma cama de casal dos meus tios, e não abriria mão dela de jeito nenhum, não consigo mais dormir em cama de solteiro. A cama é bem grande e ainda veio com 2 criados mudos, então não sobrou de jeito nenhum espaço para um guarda-roupas. Isso foi um grande problema.

Pesquisando imagens vi muitas araras e cômodas lindas, e decidi que abriria mão do armário e utilizaria esse combo, que além de ocupar menos espaço, pode sem bem estiloso. Comprei a arara e a cômoda por menos de R$ 500, e tem servido muito bem. Logo logo vou fotografar o quarto pra vocês verem como ficou (ainda quero colocar algumas coisinhas de decoração, hihihi). Por enquanto, trouxe pra vocês as imagens que me inspiraram para organizar meu cantinho, espero que sirvam de inspiração pra vocês também!

Quando a gente tem pouco espaço, tem que aproveitar cada cantinho! E se você não tiver uma arara, uma barra de metal ou até um pedaço de cano (você pode pintar da cor que quiser) pode ser fixado na parede e virar uma arara.

(Essa cama sem arrumar me irritou, mas ok) O que achei super legal dessa foto foi a organização dos livros embaixo da cama. Economiza espaço e fica charmoso! Se você não quiser deixar os seus livros encostados no chão, pode comprar uma folha de compensado ou MDF. Pode até colocar rodinhas na parte de baixo, assim fica mais fácil de limpar também ;)

Uma opção muito mais cara é a de fazer móveis planejados. Se você tiver uma grana pra investir, vale a pena. Caso não tenha (como eu, hahah), pode se inspirar e comprar uma cama com gaveteiro, armário estreito e nichos de parede, e montar do seu jeito. Demora mais, mas dá certo do mesmo jeito!

Camas com gavetas são lindezas na vida! E prateleiras também ;)

Uma maneira de fazer o quarto parecer maior é deixá-lo predominantemente branco.

Essa foto foi decisiva pra mim! Depois de vê-la percebi que a cômoda e a arara seriam ótimas opções para meu espacinho.

Por mais que seu espaço seja pequeno, não abra mão de detalhes que deixem seu cantinho aconchegante.

Armários suspensos são uma opção bem legal também! Você pode até encontrar armários antigos de cozinha em lojas de móveis usados e reformar pro seu quarto.

Eu tenho muitas revistas, e conheço muita gente que tem muitos livros. Às vezes guardá-los é um problema. Você pode usá-los como parte da decoração, e ainda economizar espaço.
Espero que as dicas tenham ajudado de alguma forma! Logo eu fotografo meu quarto e mostro pra vocês.

Beijos, até!

4 comentários:

Rafaella Ramos disse...

Super amei as dicas!! Nesse momento passo por esse dilema de quarto pequeno! rsr. To tentando ajustar o quarto que eu e minha irmã dorme! Não e fácil, a criatividade e uma grande aliada nesse momento! rsr
Bejuus

Gabriella Porto disse...

Oi, Rafaella! Pois é, é difícil mesmo, mas às vezes a criatividade ajuda. Vocês podem também combinar de cada uma ficar com uma metade e decorar do jeito que quiser (quem sabe até pintar o quarto de cores diferentes? hehe). Logo mostro fotos do meu, talvez te ajude também, não gastei muito pra deixar funcional e bonitinho :)

Unknown disse...

Gente, conheci seu blog hoje e já estou te adorando só por saber que veio do calorão para morar em Curitiba hahahaha! (também saí de uma cidade mega quente - mas no PR mesmo - e vim pra cá estudar)
E pra quem é de Curitiba, ali na R. Riachuelo, tem váááárias lojas de móveis usados que podem ajudar, é só dar uma garimpada e a gente sempre acha um móvel que colocando um toquezinho de cor fica com a nossa cara :D

Gabriella Porto disse...

Suelen, foi lá que eu comprei minha cômoda e minha arara! hahaha, muito legais as lojinhas e tem muita coisa linda! Logo vou postar sobre e qual é a loja e tudo o mais. Poxa, que legal que conheceu o blog hoje, seja muito bem vinda! Saímos do calorão e estamos passando calor aqui na capital, né? hahah

Beijooo!