27 de maio de 2014

Cabelos ruivos: como ter e como cuidar?


Quem já acompanha o blog há mais tempo sabe que até um ano atrás eu tinha cabelos acobreados. Eu amava os fios laranjinhas, mas chegou uma hora que tive que abrir mão deles, depois de dois anos e meio de ruivice. No entanto, tenho percebido que agora muitas meninas resolveram aderir às madeixas alaranjadas e avermelhadas, e por isso resolvi fazer esse post explicativo.

Cabelos ruivos são lindos, disso ninguém tem dúvida. Mas também dão muito mais trabalho que outros cabelos coloridos (exceto cores exóticas como azul e rosa, por exemplo). Antes de decidir de vez virar a mais nova ruiva do pedaço, é melhor pensar com calma em alguns aspectos. 

A sua cor natural de cabelo

O ponto de partida é o tom natural do seu cabelo. O meu tom natural é castanho escuro, praticamente preto. Então eu tive que clarear o cabelo para chegar no ruivo. Eu optei por não descolorir, e clareei com tinta 10.0, que é loiro claríssimo. Da primeira vez que pintei, ficou assim:


O tom ficou meio amarronzado, somente com uma nuance acobreada de fundo. Eu gosto bastante desse tom, mas eu queria mais e mais laranja, e com isso fui experimentando tintas, o que nos leva ao próximo tópico:

Cuidado na escolha da tinta

Você precisa entender um pouco de numeração de tinturas pra ficar ruiva. Claro, é preciso ir a um profissional qualificado pra realizar todo o procedimento e também para que ele te oriente, mas é muito importante você saber explicar a cor na qual quer chegar. A numeração das tinturas é definida assim: o primeiro número, antes do ponto, é a cor pura. Por exemplo, o 6 representa o vermelho, então o 6.44 é um vermelho. Os dois números que seguem depois do ponto se referem à tonalidade da cor escolhida. O 4 significa cobre/marrom acobreado. O primeiro número é o subtom mais intenso, e segundo é a nuance de fundo. Então, o 6.44 é um vermelho acobreado intenso, pois tem dois tons de acobreado na composição. Captou? Parece complicado mas nem é, você acaba se acostumando. Mas, pra resumir: se você quer vermelho, vá nos que terminam em 6, se você quer acobreado, vá nos que terminam em 4.

Mesmo prestando atenção a tudo isso, faça um teste de mecha com a tinta antes de aplicar no cabelo todo. Certa vez eu usei uma 6.44 que deixou meu cabelo assim:

Eu tava muito feliz com o resultado. Só que não.
Meu cabelo ficou com a raiz rosa e o resto muito vermelho, a foto nem mostrou direito o desastre. Além disso, o cabelo ficou com várias manchas no comprimento. Por isso, muuuuito cuidado e atenção. Faça o teste sempre, até achar a cor certa pra você.

Manutenção


Agora que eu já contei como chegar no ruivo, vamos falar da manutenção. A tinta vermelha ou acobreada desbota muito, e isso é explicado pelo fato de que os pigmentos avermelhados têm partículas maiores que os outros pigmentos. Em umas duas semanas o cabelo já fica com aquela cor de água de salsicha e perde o brilho. Pra não virar refém do salão semana sim semana não, você pode dar manutenção em casa, com banhos de brilho. Existem produtos prontos para isso como o Keraton, mas você pode preparar em casa também, misturando um tonalizante da cor do seu cabelo com um creme de hidratação branco.

O meu cabelo cresce muito rápido, e eu fazia retoque de raiz no salão a cada três semanas. O retoque do comprimento dependia de como estava a cor, então variava. E isso muda de pessoa para pessoa.

É importante também manter o cabelo sempre hidratado e usar produtos específicos para cabelos coloridos, para prolongar a beleza da cor.

O tom ideal para você

Como os cabelos ruivos são muito chamativos, é preciso escolher uma cor que orne com você, principalmente com o seu tom de pele. Em geral, quem tem a pele mais amarelada deve evitar os tons muito claros e acobreados, para manter o contraste do cabelo com a pele. A gama de cores disponíveis é muito grande, então tente experimentar com montagens no computador, por exemplo, até se sentir segura para decidir. O tom ideal para mim seria mesmo o da foto acima, mas eu queria um cabelo super, super, super laranja, e demorei uns 9 meses para encontrar a tinta. Tive que optar por um pigmento puro, que somente marcas de tinta profissional fabricam. Eu passei então a misturar o pigmento na tinta loiro claríssimo e aplicava tudo junto. O resultado era esse:

SHORAMD DE SDDS
Custo

Vai custar dinheiro sim. Você não vai precisar pagar uma fortuna, mas vai gastar muito mais do que gastaria com um cabelo com luzes ou ombrè hair, por exemplo. As tintas profissionais são caras, a manutenção é frequente e precisa de produtos específicos também. Esse foi um dos motivos pelos quais abandonei o ruivo (mas pretendo voltar). Além do custo, cuidar de um cabelo colorido demanda tempo (e esse foi o outro motivo que me fez voltar para o preto), senão ele fica feio e começa a ter problemas como quebra, ressecamento e opacidade.

Se você, sabendo de tudo isso, ta disposta a investir no ruivo, se joga! É uma cor linda, e eu amava ter. Mas se ainda tem dúvidas, pense mais uma vez, melhor adiar um pouquinho, porque do ruivo você só volta pro castanho, e não clareia nunca mais, só depois que o seu cabelo se regenerar inteiro.

Espero ter ajudado! Boa sorte :*

Nenhum comentário: