23 de maio de 2014

Organização Financeira

Foto: Melina Souza - http://www.melinasouza.com

Uma das coisas mais importantes que a gente aprende quando sai de casa é que dinheiro não dá em árvore. Eu já não moro com os meus pais há 5 anos, mas até o meio do no passado eu ia sempre pra casa e eles ainda me financiavam. Há 8 meses eu me mudei aqui pra Curitiba, e logo comecei a trabalhar e me tornei financeiramente independente. E, em nome dos perrengues que eu já passei com dinheiro, resolvi passar um pouco do que eu sei pra facilitar a vida dos "independentes de primeira viagem".

1. O básico

Existem 3 coisas básicas que você precisa saber para se organizar: quanto você ganha, quais são suas despesas fixas, quanto você tem de sobra por mês.

Clique com o botão direito e abra em nova aba, salve a imagem e imprima!
Para ajudar na organização elaborei essa planilha simples, que vocês podem imprimir, para ser usada mensalmente. Com ela você pode organizar despesas de sempre como aluguel, condomínio, energia, internet, TV a cabo, cartão de crédito e supermercado. O interessante de usar uma planilha como esta é que você tem noção real do quanto ganha e do quanto gasta, e assim fica mais fácil pagar as contas e planejar a compra das coisas que você quer. Uma dica que eu acho bem legal é separar um valor mensal por mês para o supermercado. Faça uma compra por mês de coisas não perecíveis e material de limpeza, e separe um dia por semana para comprar coisas menos duráveis e que não temos como estocar como pão, frutas e verduras. Depois disso, calcule um valor máximo a ser gasto com cada uma delas. Na planilha você coloca o total deste valor (1 compra grande + 4 semanais). Para saber o valor com mais exatidão, vá ao mercado e pesquise o preço de cada item da sua lista e arredonde para cima. Use o valor arredondado na sua planilha.

É importante também colocar o quanto você ganha e em qual data recebe, para se programar melhor, bem como o valor das contas e seu vencimento.

2. O que você quer comprar

Quando a gente vai morar só, começa a querer comprar muitas coisas para a casa. Claro que, além disso, continuamos querendo coisas pessoais também, e se a gente não se organiza, se perde, e acaba endividado. A melhor maneira de conseguir comprar tudo o que queremos é com planejamento. Faça uma wishlist, e junto a ela coloque todos os detalhes daquilo que quer comprar, como preço e onde vende, além de outras despesas como frete e montagem, no caso dos móveis. Fiz a tabela abaixo, também muito simples, para ajudar na wishlist:

Abra a imagem em uma nova aba, salve e imprima!
Na primeira coluna você coloca o que deseja comprar, por exemplo "Sofá". Na segunda, o nome da loja onde você achou o melhor preço, na terceira o valor total do item e na quarta quanto você pode guardar por mês para comprar aquilo. Consultando a tabela anterior, você sabe quanto te sobra por mês e quanto desse dinheiro restante você pode pegar para investir no seu novo objeto. Sempre que possível, junte o dinheiro e compra a vista, você consegue bons descontos assim, e evita mais uma despesa fixa, no caso de um parcelamento.

3. Controle de gastos corriqueiros

Se tem uma coisa que desaparece com o nosso dinheiro, são aquelas comprinhas baratinhas, que a gente acha que não vão fazer diferença no orçamento. É um lanchinho aqui, uma revistinha ali e no final do mês não sabemos onde foi parar nosso salário. Só tem um jeito de resolver isso: anotando tudo o que você compra. É meio chatinho, mas se você fizer isso, vai saber exatamente com o que gasta, e vai sobrar mais dinheiro pra comprar aqueles itens lá da wishlist e também pra fazer coisas que você quer muito, como, por exemplo, uma viagem. Também fiz uma tabelinha pra organizar esses pequenos gastos:

Abra em nova aba, salve e imprima!
Acho que essa nem precisa de muita explicação, né? É só anotar na primeira coluna o que você comprou (mesmo que tenha sido uma bala, ok?) e na segunda aba quanto custou. Depois é só ir conferindo quanto você ainda tem para não gastar mais do que pode, nem todo o seu dinheiro com bobagens.

Então é isso, gente. Nem é tão difícil, né? Espero que tenha ajudado e que vocês tenham gostado! Se tiverem sugestões de posts desse tipo, me digam que vou fazendo.

Beijos! :*

2 comentários:

Renata O. disse...

Adorei essas tabelas, super simples e práticas.. Já vou imprimir e começar a organizar a vida. rsrsrs.

Gabriella Porto disse...

Uhuuuu! Que bom que gostou! Elas ajudam muito, e por serem bonitinhas dá vontade de usá-las.

:***